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Nesse espaço apresentamos breves textos, artigos e opiniões de operadores do Direito espalhados pelo Brasil sobre a importância da educação em direitos na construção de um país mais justo e igualitário.
O que nos diz a Justiça brasileira da atual litigiosidade? A sociedade brasileira tem implantada sobre si a cultura do litígio, em que a extrema judicialização é a marca de um sistema de Justiça incapaz de resolver as demandas sociais. O Conselho
Desmistificar o Direito e fazer chegar ao seio da família, da escola, do bairro, enfim, da população carente de todos os estados brasileiros, a compreensão sobre o que significa ser cidadão num Estado Democrático de Direito, cuja Fraternidade deve ser
A missão institucional da Defensoria Pública, de levar educação em direitos especialmente às regiões e espaços de maior vulnerabilidade social, é um diferencial que nos permite levar conhecimento, contribuindo na formação de cidadãos críticos, conscientes de seus direitos, de instrumentos
A identificação dos problemas sociais e os meios selecionados para o seu enfrentamento demandam uma ação de ruptura, que se afaste do senso comum e busque a efetivação dos direitos humanos. O projeto “Falando Direito” vem justamente para quebrar paradigmas,
O nosso tempo insiste em dar sinais do esgotamento das instituições burocráticas tradicionais. As escolas e metodologias convencionais, nesse quadro, estão a merecer uma nova formatação integrativa entre todas as fontes do saber. O futuro das novas gerações depende desse
O projeto ‘Falando Direito’ é um resgate da cidadania em busca da efetivação da promessa constitucional de uma sociedade fraterna. Reynaldo Soares da Fonseca Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ)
A importância do projeto “Falando Direito” está na sua proposta de transformação não apenas em matéria de educação, é também uma transformação cultural que envolve a verdadeira conquista da cidadania por aqueles que ainda não a exerce por completo, por
O “Falando Direito” vem para contribuir com uma sociedade protagonista da efetivação do direito a ter direitos. Essa ideia passa a ser sedimentada quando ponderamos sobre a importância do cidadão que, a partir dos 16 anos, tendo em mãos o seu
Por que motivo educar em direitos e deveres jovens estudantes carentes? Por qual razão oferecer conhecimento jurídico aos professores da rede pública? O que justifica inserir informação inédita e diferenciada no âmbito familiar? O educador diz: “Veja!” e, ao falar, aponta.
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