Falando Direito chega a mais uma escola

//Falando Direito chega a mais uma escola

O Centro Educacional 02 do Riacho Fundo I (conhecida como escola Vermelha) é a mais nova escola a aderir às aulas do Falando Direito em sua modalidade virtual. Ontem, 27 de setembro, aconteceu a aula inaugural com a professora de Geografia, Marilucia de Oliveira Cardoso, à frente do projeto na escola.

São nove aulas por módulo, e a expectativa é que sejam transmitidos três módulos até o final do ano, totalizando 27 aulas até meados de dezembro, quando termina o calendário letivo. Diferente das outras instituições, onde as aulas são transmitidas para estudantes do Ensino Médio, no CED 02 as aulas serão passadas para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, dentro da disciplina de PD (Projeto Disciplinar). Uma nova empreitada para o ensino do Direito também para adolescentes entre 13 e 15 anos.

No total, o projeto abrangerá 14 turmas na escola Vermelha, (9 classes de 9º ano e 5 de 8º ano), cerca de 490 alunos assistirão aulas online do Projeto Falando Direito duas vezes por semana.

Marilucia falou sobre a aula inaugural e a importância do ensino do Direito ainda no ensino regular. A professora conta que desde maio vem conhecendo e estudando o projeto e preparou-se bastante para sanar as necessidades dos alunos dentro do ensino das modalidades de Direito. “Muito feliz e satisfeita da rede pública estar acessando esses conteúdos (do ensino do Direito). Os alunos gostaram bastante da aula inaugural. Eles se sentiram valorizados”, conta a educadora que ficou o dia todo na escola passando para as turmas as aulas de Direito.

No início, a professora achou os alunos muito novos para estudar Direito, porém uma experiência com uma das alunas da escola a fez mudar de ideia: “ela (a aluna) me contou que a sua prima já havia participado do Falando Direito e que estava muito animada para aprender sobre as leis. E ela tem apenas 12 anos e mostrou estar muito animada com a chegada da ação na escola”.

O acesso virtual ao Projeto Falando Direito é realizado nas escolas para os alunos do Ensino Médio (excepcionalmente no CED 02 do Riacho Fundo I para estudantes do Ensino Fundamental), onde as aulas virtuais são oferecidas como disciplina complementar. O conteúdo é produzido pelos docentes do Falando Direito em estúdio, graças à parceria com a empresa Aula Móvel, que produz e grava as vídeo-aulas, seguindo o mesmo programa das turmas presenciais. Quinzenalmente, um monitor do IEDF, vai às escolas onde a plataforma virtual funciona para promover a troca de experiências com os alunos e sanar possíveis dúvidas. As aulas online são uma ferramenta mais eficaz para levar o ensino do Direito aos alunos.

3 Comments

  • A qualidade dos temas desenvolvidos são de clareza e precisão, é um projeto excelente e que vem enriquecer e empoderar o aluno da rede pública. PARABÉNS IEDF.

    Lúcia 28.09.2017
  • Parabéns

    Carlos Cirane Nascimento 28.09.2017
  • Parabéns pela iniciativa de fazer nossos jovens apreciarem algo que traga o bem para o seu futuro. Que cresça e seja um jovem FALANDO E PRATICANDO DIREITO.

    Aureni Farias 05.10.2017

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.