Com a experiência de ter formado dez mil e quinhentos alunos, o curso Falando Direito é uma ação educacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Educação em direitos e fraternidade com conteúdo sobre esclarecimento dos direitos básicos dos cidadãos brasileiros: direito à vida, à saúde, à moradia, à educação, direito à diferença, direito ao trabalho, direito do consumidor, direito à proteção da família, à aposentadoria e o direito à participação democrática e proteção da coisa pública. O curso trata também dos deveres básicos: conhecimento e respeito às leis penais, trabalhista, ambientais e aos deveres políticos do cidadão.
Conteúdo
O conteúdo do curso foi cuidadosamente elaborado pelo IEDF para promover a instrumentalização do conhecimento sobre os direitos da vida pessoal e profissional do cidadão, portanto trata-se de ferramenta importante para cidadania.
- Nascimento: direito à vida; direito à saúde; direito ao nome; direito ao registro civil; direito à família (adoção); direito à moradia.
- Infância: direito à educação, direitos da criança e do adolescente.
- Adolescência: direito à igualdade (diferenças e discriminação, questões de gênero, raça, sexo, cor, etc.).
- Juventude: vocação; direito ao trabalho (direitos básicos, assédio moral); direitos políticos (o valor do voto); direito penal (crimes mais comuns e a relação com polícia); direito do consumidor.
- Adulto: casamento – constituição dos diversos tipos de família; dissolução das uniões; direitos dos filhos; dos idosos; violência doméstica e questões de gênero.
- Velhice: aposentadoria; morte (direito das sucessões);
- Fraternidade: conceito, princípio, Declaração Universal dos Direitos Humanos, experiências sobre a vivência da fraternidade, rede de Direito & Fraternidade do Brasil e no mundo.
- Meio Ambiente: conceito, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, “Dado da Terra”, Encíclica Laudato Si, o papel do ser humano na sociedade e as relações entre cultura e meio ambiente, o desenvolvimento da sociedade e seu impacto ambiental, legislação ambiental.
- Cidadania: conhecendo as instituições: Estado, poderes, defensoria, ministério público e movimentos sociais.
Explorando a Justiça: Uma Visita Especial do Curso Falando Direito ao STJ
Na última semana, os alunos do curso Falando Direito tiveram uma experiência única e enriquecedora ao serem guiados pelo Instituto de Educação em Direito (IEDF) em uma visita exclusiva ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). A excursão, liderada pela presidente do IEDF, Sandra Taya, e pelo ilustre ministro Reynaldo Soares
III Congresso IEDF termina com formatura de alunos do projeto Falando Direito
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) sediou a formatura de 95 alunos do projeto Falando Direito – 34 do Distrito Federal e 60 do município de Cáceres (MT) –, que encerrou o III Congresso IEDF / Direito e Fraternidade e VIII Seminário do Grupo Comunhão e Direito do Centro-Oeste. A
Projeto Falando Direito Ceilândia – Brasília/DF
Apresentamos à vocês o nosso projeto Falando Direito Ceilândia. Site: portaliedf.com.br Instagram: @portaliedf
Como Participar
Para realizar o projeto em sua escola, estado ou município e necessários entrar contato com a coordenação do projeto para verificação da viabilidade e fechamento da parceria. Faça parte dessa transformação educacional e contribua para a construção de uma sociedade mais justa e informada.
Passo a Passo para a Realização do Projeto “Falando Direito”
1 – Assinatura de termo de cooperação entre as instituições:
- Para os movimentos sociais e instituições sem fins lucrativos os representantes assinarão termos de cooperação com o IEDF que definirá os termos da parceria entre as instituições.
2 – Planejamento com a Coordenação Geral do Projeto:
- Realizar planejamento para definir metas, objetivos e abordagens pedagógicas. Nesta reunião será estabelecido um cronograma claro para garantir o cumprimento eficiente das etapas.
3 – Mobilização de Parceiros e Professores Voluntários:
- Identifique e mobilize parceiros estratégicos, como instituições educacionais, ONGs locais e profissionais voluntários interessados.
- Recrute professores voluntários, garantindo que estejam alinhados com a visão e os valores do projeto.
4 – Contato com a Escola Anfitriã:
- Será estabelecido contato com a escola que receberá as aulas do projeto, apresentando os objetivos e benefícios do “Falando Direito”.
- Haverá um alinhamento com a equipe pedagógica da escola para garantir uma integração eficiente com a grade curricular.
5 – Mobilização dos Alunos e Inscrição:
- Serão realizadas campanhas de conscientização nas escolas e comunidades para mobilizar os alunos.
- Serão abertas inscrições para o projeto em nossa plataforma educacional, proporcionando formas acessíveis e inclusivas para os interessados se registrarem.
6 – Realização das Aulas:
- As aulas serão iniciadas conforme o cronograma estabelecido, utilizando nossa plataforma educacional e o ebook do IEDF.
Formatura do Projeto:
- Será planejada uma cerimônia de formatura significativa para reconhecer os esforços e conquistas dos participantes.
- Os familiares dos alunos serão envolvidos para tornar o evento mais especial.
- Cada passo deve ser executado com cuidado e dedicação, todo processo é monitorado e planejado em com a coordenação do projeto falando direito, você não estará sozinho nesta caminhada. Lembre-se de que o sucesso do projeto “Falando Direito” depende da colaboração efetiva entre parceiros, professores, alunos e a comunidade em geral.