Sobre o Projeto Falando Direito

Falando Direito - Educação para a Cidadania

O “Falando Direito” é uma ação educacional em direitos para a cidadania e a prática do princípio da fraternidade destinada a jovens da rede pública de ensino, preferencialmente das últimas séries do Ensino Médio, promovida pelo Instituto de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF). A meta é capacitar alunos por meio da abordagem de temas jurídicos relacionados às fases do ciclo de vida humana. O projeto é executado nas modalidades presencial e virtual.

BREVE HISTÓRICO – Em 2016, com a intenção de remodelar a ação educacional “Conhecer Direito”, de 2010, constituiu-se o “Falando Direito”, que passou a ser executado nas dependências do Fórum do Núcleo Bandeirante, o que viabilizou maior proximidade com a comunidade. O relançamento do projeto foi fruto da parceria entre a Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) e a produtora de videoaulas Aula Móvel. Atingiu, naquele ano, mais de 200 jovens estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas do Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Riacho Fundo I e II, com aulas presenciais. Desde março de 2017, com o Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF) à frente do projeto, foi possível realizar a expansão padronizada e coordenada do ensino em direitos por meio do Falando Direito, com aulas presenciais e também online. A ação foi levada também para alunos da cidade do Rio de Janeiro, com o “Falando Direito Carioca”, apoiado pela OAB-RJ. Em 2018 e 2019 realizamos cursos presencias nas comunidades de grande risco social do DF em parceria com fóruns da cidade. Em 2020, mediante ao novo desafio remodelamos nossas ações levando todo o projeto para nossa plataforma on-line, graças a essa expansão realizada por meio da Plataforma Virtual, o projeto se tornou acessível para jovens de todo o Brasil que participaram de 63 aulas virtuais e 4 webinários com professores voluntários, também realizaremos o lançamento de nossa obra coletiva em dois volumes em 2021.

Público Alvo
  • Jovens estudantes da rede pública de ensino médio;
  • Jovens e estudantes de todo pais pela versão on-line;
  • No Distrito Federal, a versão presencial está direcionada para jovens, pais e/ou responsáveis dos alunos selecionados, e professores das escolas públicas do ensino médio de Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II.
Visão
  • Luta por uma sociedade protagonista da efetivação do direito a ter direitos, sendo a educação a saída para uma nova forma de convivência, onde é fundamental informar aos jovens, à família e à escola sobre aquilo que nos regra, despertando potencialidades e habilidades diversas.
Missão
  • Promover a cidadania, a justiça, o respeito e a inclusão, através da educação em direitos. A ideia é construir pontes que unam os jovens, as famílias e as escolas, sendo estes alicerces para uma sociedade mais livre, justa, sustentável e igualitária.
Objetivos
  • Promover o pleno desenvolvimento do estudante;
  • Preparar o aluno para o exercício da cidadania;
  • Qualificar os jovens para vestibulares e concursos públicos;
  • Fomentar a elevação da qualidade da educação pela escola, por meio da interação e educação com os professores;
Coordenação

 

  • Fábio Esteves – Coordenador Pedagógico.
  • Evenin Ávila – Coordenador Executivo do Projeto.
Deseja Participar?
  • Plataforma Virtual: Acesse nossa Plataforma Virtual
  • Plataforma Presencial: Nossas atividades presenciais estão suspensas devido a pandemia de covid. Assim que possivel retornaremos com as turmas presenciais.

Saiba como funciona nossa Plataforma Virtual

O acesso virtual ao Projeto Falando Direito é realizado nas escolas para os alunos do Ensino Médio e as aulas virtuais são oferecidas como disciplina complementar.

O conteúdo é produzido pelos docentes do “Falando Direito” , os alunos acessam o conteúdo do curso através de nossa plataforma on-line em nossa apostila.

Falando Direito Ceilândia

O acesso virtual ao Projeto Falando Direito é realizado nas escolas para os alunos do Ensino Médio e as aulas virtuais são oferecidas como disciplina complementar.

O conteúdo é produzido pelos docentes do “Falando Direito” em estúdio, seguindo o mesmo programa das turmas presenciais. Quinzenalmente, um monitor do IEDF, comparece às escolas onde a plataforma virtual funciona para promover a troca experiências com os alunos e sanar possíveis dúvidas. Entenda melhor no vídeo.

Translate »