Na última sexta-feira, o projeto Falando Direito AJUFE foi oficialmente lançado em Cáceres, nas Escolas Municipal Santo Antônio do Caramujo e Estadual Professor João Florentino Silva Neto. O evento contou com a presença da presidente do IEDF, Sandra Taya, da juíza Ana Lya, representando a AJUFE, e do juiz Fábio Francisco Esteves, cofundador do projeto Falando Direito e autor da obra *Fabinho*.
O projeto, uma parceria entre o IEDF e a AJUFE, visa promover a educação em direitos, oferecendo conhecimento sobre cidadania e justiça de forma acessível a jovens em situação de vulnerabilidade. Durante o lançamento, a comunidade escolar foi recepcionada com entusiasmo e uma programação envolvente que reforçou o compromisso com a transformação social e a inclusão.
A da juíza federal Ana Lya Ferraz anunciou a nova turma de estudantes do projeto Falando Direto.
A turma deve iniciar as atividades a partir de fevereiro do ano que vem, e a unidade escolhida dessa vez foi a Escola Estadual Professor João Florentino Silva Neto, localizada no Distrito do Caramujo.
Os alunos e alunas que irão participar do projeto são do sétimo e oitavo ano, com idades de 13 a 14 anos.
“Através desse projeto nós vamos trazer a vocês aulas, uma vez por semana, sobre noções básicas de direito e cidadania. E também vocês podem sugerir ao diretor da escola algum tema bacana, que você gostariam de ouvir da gente”, disse aos alunos a juíza Ana Lya Ferraz.
O Falando Direito é um movimento que tem alcançado adolescentes em diversas regiões, disseminando a importância da fraternidade e da compreensão dos direitos fundamentais. O juiz Fábio Francisco Esteves, com sua trajetória inspiradora narrada no livro *Fabinho*, tem sido uma peça-chave na missão de impactar a vida dos jovens e ampliar suas perspectivas para o futuro.
Foi um momento marcante que renovou as expectativas de fortalecer a cidadania e construir uma sociedade mais justa e fraterna.