Com a experiência de ter formado dez mil e quinhentos alunos, o curso Falando Direito é uma ação educacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Educação em direitos e fraternidade com conteúdo sobre esclarecimento dos direitos básicos dos cidadãos brasileiros: direito à vida, à saúde, à moradia, à educação, direito à diferença, direito ao trabalho, direito do consumidor, direito à proteção da família, à aposentadoria e o direito à participação democrática e proteção da coisa pública. O curso trata também dos deveres básicos: conhecimento e respeito às leis penais, trabalhista, ambientais e aos deveres políticos do cidadão.
Conteúdo
O conteúdo do curso foi cuidadosamente elaborado pelo IEDF para promover a instrumentalização do conhecimento sobre os direitos da vida pessoal e profissional do cidadão, portanto trata-se de ferramenta importante para cidadania.
- Nascimento: direito à vida; direito à saúde; direito ao nome; direito ao registro civil; direito à família (adoção); direito à moradia.
- Infância: direito à educação, direitos da criança e do adolescente.
- Adolescência: direito à igualdade (diferenças e discriminação, questões de gênero, raça, sexo, cor, etc.).
- Juventude: vocação; direito ao trabalho (direitos básicos, assédio moral); direitos políticos (o valor do voto); direito penal (crimes mais comuns e a relação com polícia); direito do consumidor.
- Adulto: casamento – constituição dos diversos tipos de família; dissolução das uniões; direitos dos filhos; dos idosos; violência doméstica e questões de gênero.
- Velhice: aposentadoria; morte (direito das sucessões);
- Fraternidade: conceito, princípio, Declaração Universal dos Direitos Humanos, experiências sobre a vivência da fraternidade, rede de Direito & Fraternidade do Brasil e no mundo.
- Meio Ambiente: conceito, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, “Dado da Terra”, Encíclica Laudato Si, o papel do ser humano na sociedade e as relações entre cultura e meio ambiente, o desenvolvimento da sociedade e seu impacto ambiental, legislação ambiental.
- Cidadania: conhecendo as instituições: Estado, poderes, defensoria, ministério público e movimentos sociais.
Como Funciona?
O acesso virtual ao Projeto Falando Direito é realizado nas escolas para os alunos do Ensino Médio e as aulas virtuais são oferecidas como disciplina complementar.
O conteúdo é produzido pelos docentes do “Falando Direito” , os alunos acessam o conteúdo do curso através de nossa plataforma on-line em nossa apostila.
Falando Direito Virtual
O Projeto Falando Direito remodelou todas as suas ações, mediante o desafio da formação de jovens em meio a pandemia. Os cursos estão sendo realizados on-line, propiciando aos jovens e adolescentes o estudo do Direito e da fraternidade, por meio de vídeo-aulas em nossa plataforma de educação on-line, todas as palestras são ministradas por magistrados, defensores públicos advogados e outros profissionais voluntários que atuam na causa para aproximação da sociedade do sistema de justiça com o objetivo de humanizar e aproximar os jovens e suas famílias de todos os sistema, buscando assim uma sociedade justa, igualitária e plural. Pronta para todas as gerações.
O “Falando Direito Virtual” nasceu desta necessidade de adaptação nas circunstâncias de pandemia. Diante disso, o IEDF formulou um curso que poderá ser assistido por toda a população. O Falando Direito Virtual realiza vídeo-aulas ao vivo, dinâmicas e ricas em conteúdos. Discutimos temas como: direito à moradia, educação, direito a saúde, violência contra a mulher e trabalho. Tratamos do direito do nascer, viver ao envelhecer.
Falando Direito Presencial
O acesso virtual ao Projeto Falando Direito é realizado nas escolas para os alunos do Ensino Médio e as aulas virtuais são oferecidas como disciplina complementar.
O conteúdo é produzido pelos docentes do “Falando Direito” em estúdio, seguindo o mesmo programa das turmas presenciais. Quinzenalmente, um monitor do IEDF, comparece às escolas onde a plataforma virtual funciona para promover a troca experiências com os alunos e sanar possíveis dúvidas. Entenda melhor no vídeo.
Base Ideológica
Nesse espaço apresentamos breves textos, artigos e opiniões de operadores do Direito espalhados pelo Brasil sobre a importância da educação em direitos na construção de um país mais justo e igualitário.
O projeto Falando Direito e a Justiça Brasileira
O que nos diz a Justiça brasileira da atual litigiosidade? A sociedade brasileira tem implantada sobre si a cultura do litígio, em que a extrema judicialização é a marca de um sistema de Justiça incapaz de resolver as demandas sociais. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em sua décima
Extrapola os limites da educação tradicional e utiliza-se dos métodos mais modernos e eficazes de universalização do conhecimento
Desmistificar o Direito e fazer chegar ao seio da família, da escola, do bairro, enfim, da população carente de todos os estados brasileiros, a compreensão sobre o que significa ser cidadão num Estado Democrático de Direito, cuja Fraternidade deve ser um dos pilares. Desmistificar a Defensoria Pública e fazer chegar
Uma esperança de potencialização gigantesca de efetivação dessa nossa missão
A missão institucional da Defensoria Pública, de levar educação em direitos especialmente às regiões e espaços de maior vulnerabilidade social, é um diferencial que nos permite levar conhecimento, contribuindo na formação de cidadãos críticos, conscientes de seus direitos, de instrumentos para sua garantia, de modelos de articulação e participação na
Um investimento nos verdadeiros pilares da nossa sociedade
A identificação dos problemas sociais e os meios selecionados para o seu enfrentamento demandam uma ação de ruptura, que se afaste do senso comum e busque a efetivação dos direitos humanos. O projeto “Falando Direito” vem justamente para quebrar paradigmas, transformando adolescentes em protagonistas sociais, por meio da capacitação para
Tarefa Desafiadora
O nosso tempo insiste em dar sinais do esgotamento das instituições burocráticas tradicionais. As escolas e metodologias convencionais, nesse quadro, estão a merecer uma nova formatação integrativa entre todas as fontes do saber. O futuro das novas gerações depende desse esforço aberto e sinergético de todos. O projeto ‘Falando Direito’,
Um resgate da cidadania
O projeto ‘Falando Direito’ é um resgate da cidadania em busca da efetivação da promessa constitucional de uma sociedade fraterna. Reynaldo Soares da Fonseca Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ)