Um investimento nos verdadeiros pilares da nossa sociedade

/, Notícias/Um investimento nos verdadeiros pilares da nossa sociedade

A identificação dos problemas sociais e os meios selecionados para o seu enfrentamento demandam uma ação de ruptura, que se afaste do senso comum e busque a efetivação dos direitos humanos. O projeto “Falando Direito” vem justamente para quebrar paradigmas, transformando adolescentes em protagonistas sociais, por meio da capacitação para o exercício da cidadania.

A educação de jovens em direitos, aliada à promoção de seu desenvolvimento pessoal e profissional, é um investimento nos verdadeiros pilares da nossa sociedade, trazendo concretude ao direito a ter direitos, por meio da informação e da propagação de conhecimento.

O projeto “Falando Direito” realiza atividades que estão na essência da Defensoria Pública, em busca de uma sociedade justa e igualitária, em que todos possam exercer seus direitos a partir da prévia informação. Trata-se de uma nova perspectiva de justiça, que deixa de se restringir a aspectos burocráticos e passa a levar as ferramentas a quem precisa. Apenas a inclusão permite a difusão dos direitos humanos e, ainda que este seja um pequeno passo na superação dos problemas brasileiros, é imprescindível para que se trilhe o longo caminho que há pela frente.

Fernanda Mambrini Rudolfo
Defensora Pública do Estado de Santa Catarina
Diretora da ENADEP – Escola Nacional dos Defensores Públicos
Professora substituta na UFSC
Mestre e Doutoranda pela UFSC.

Nenhum comentário ainda...

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »