A importância do projeto “Falando Direito” está na sua proposta de transformação não apenas em matéria de educação, é também uma transformação cultural que envolve a verdadeira conquista da cidadania por aqueles que ainda não a exerce por completo, por uma razão que é simples e ao mesmo tempo fundamental, o desconhecimento dos básicos direitos que temos como participantes de uma sociedade que se pretende ser igual, livre e justa.
A emancipação que a educação sobre os nossos direitos promove é o caminho mais concreto para a conquista de um lugar no mundo pelo jovem e pela jovem, protagonistas de si mesmos e da comunidade que fazem parte.
A participação das diversas instituições é antes de tudo, um dever que têm não só para o fim de se consolidarem como tais, como também de construírem a legitimidade de que precisam para exercer o papel para qual se propuseram.
O esforço conjunto destas instituições enriquecem a ação pela ampla abordagem dos direitos tão indispensáveis para o exercício da cidadania, aliás, direitos estes instrumentalizados no dia-a-dia por estas instituições.
Fabio Francisco Esteves
Juiz de Direito do TJDFT, Coordenador pedagógico e Professor do projeto