O Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, realizou no dia 6 de março de 2026, em Macapá, a Aula Magna do Projeto Falando Direito – Pop Rua Jud Amapá, marcando o início de mais uma importante etapa da iniciativa que leva educação em direitos e cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A aula, realizada no plenário do tribunal, teve como tema “Humanos para os Direitos” e foi ministrada pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Fábio Esteves, reunindo participantes do Programa Pop Rua Jud em um momento de reflexão sobre dignidade humana, justiça e acesso à cidadania.
Idealizado pelo IEDF, o Projeto Falando Direito tem como missão aproximar o conhecimento jurídico da população por meio de uma linguagem clara e acessível, fortalecendo a autonomia das pessoas e promovendo inclusão social.
A abertura contou com a presença do presidente do TJAP, desembargador Jayme Ferreira, da presidente do IEDF, Sandra Taya, do juiz Marconi Pimenta, coordenador do Pop Rua Jud, além de magistrados, autoridades do sistema de justiça e parceiros da iniciativa.
Mais do que um projeto, o Falando Direito representa um movimento de transformação social, mostrando que o conhecimento é uma poderosa ferramenta de cidadania, dignidade e esperança.
✨ Justiça que aproxima
✨ Educação que transforma
✨ Direitos que alcançam a todos