Webinário “SEMANA DO ELEITOR – ‘O poder do voto ao seu alcance; 5 dias para aprender sobre as eleições e democracia.’”

Prezados,

Gostaríamos de convidá-los para participar da “Semana do Eleitor: O poder do voto ao seu alcance; 5 dias para aprender sobre as eleições e democracia”. O evento será realizado pelo IEDF e pela Escola do Eleitor.

O evento ocorrerá na semana do dia 11/11 até o dia 15/11, as aulas iniciarão às 12h. As aulas serão exibidas ao vivo no Instagram (@escoladoeleitor.br).

Será uma excelente oportunidade para aprender e entender melhor como funciona o sistema eleitoral do nosso país.

Cronograma:

Aula 1 – 11/11 – “História do voto no Brasil”
Nessa aula será contada a história do voto no Brasil, sua evolução e conquista por homens e mulheres, a diferença entre votos  branco, nulo, válido, a obrigatoriedade do voto e a idade mínima e máxima para votar.

Aula 2 – 12/11 – “A organização das eleições brasileiras”
Nessa aula veremos o surgimento da Justiça Eleitoral brasileira, o coronelismo, a política do café com leite, Getúlio Vargas, o primeiro código, funções e atribuições da justiça eleitoral e do TSE.

Aula 3 – 13/11 – “O calendário eleitoral de 2020”
Nessa aula veremos sobre as etapas de um período eleitoral, candidatos, partidos políticos, coligações, convenção partidária, campanha, prestação de contas, financiamento eleitoral.

Aula 4 – 14/11 – “A Diplomação e a Posse  dos eleitos”
Nessa aula veremos sobre o término das eleições e o início do mandato, a relação candidato/eleitor x governante/governado, o sistema representativo, a importância do voto como porta de entrada da democracia.

Aula 5 – 15/11 – “O Dia da Eleição”
Nessa aula veremos sobre horário e local de votação, preferência aos idosos, documentos necessários, os cargos em disputa, sistema eleitoral proporcional e majoritário, contagem dos votos.

Contamos com a presença de todos.

Nenhum comentário ainda...

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »