DEFENSOR DA FRATERNIDADE – EVENIN ÁVILA

Defensor Público do DF – Evenin Ávila

 

 

Em 2020 o IEDF criou uma galeria para homenagear personalidades de todo o Brasil que disseminam a fraternidade em seus trabalhos.  Acreditamos que  a contribuição dos homenageados é essencial para o crescimento e fortalecimento do IEDF, fazendo a diferença na vida de todos que foram alcançados por esse projeto e por todas as ações realizadas em suas carreiras. No dia 10 de junho entregamos o título de Defensor da fraternidade a o Sr. Evenin  Ávila, um dos fundadores  do instituto.

Evenin Ávila , Defensor Público do DF, possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2005). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal.

Nacionalmente conhecido pela idealização do projeto “Conhecer Direito”, realizado pelo IEDF. A iniciativa visa oferecer a estudantes da rede pública de ensino cursos online gratuitos de direito, com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre as leis brasileiras. A ideia almeja a real universalização do ensino jurídico como um dever e responsabilidade de todos, trabalhando a formação em direitos como medida de tornar realidade um sistema de Justiça eficaz, evitando a extrema judicialização.

Segundo nosso defensor da fraternidade, é necessário que todo defensor tenha  perspectiva de transformação social efetivada. “Atualmente os processos crescem em progressão geométrica. E a Defensoria, por ser uma instituição diferenciada, tem por obrigação trabalhar na base preventiva, tendo em vista que a população pobre do Brasil carece de todas as informações para sobreviver”, pontuou. Ele defende a necessidade de  uma nova orientação quanto à atuação do defensor público. “É preciso que os defensores públicos-gerais de todos os estados se atentem para o fato de que é preciso mudar o foco de ação da Defensoria . Alcançar associações e comunidades para que estas pessoas tenham informações básicas sobre seus direitos  para alcançarmos  um atendimento coletivo de qualidade”, completou.

 

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »