IEDF e Easjur realizam aula inaugural da 16ª turma do Projeto Conhecer Direito

//IEDF e Easjur realizam aula inaugural da 16ª turma do Projeto Conhecer Direito

Foi realizada a aula inaugural da 16ª edição do Projeto Conhecer Direito. O evento aconteceu na Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur/DPDF) e contou com a presença do subdefensor público-geral do DF, Danniel Vargas; do subsecretário de Educação Básica do DF, Helber Ricardo Vieira; da professora do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), Anna Luiza de Castro; da coordenadora acadêmica do Instituto de Direito Público (IDP), Lahis Rosa; da presidente do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), Sandra Taya; do coordenador do curso de Direito da Faculdade Mauá, Regino Francisco de Sousa; e do acadêmico de Direito e ex-aluno do projeto, Douglas Barbosa.

Na oportunidade, Douglas contou parte de sua experiência no Conhecer Direito. “Eu sou ex-aluno do projeto, fiz o curso no ano passado e me formei na 13° turma. As aulas nos ensinam coisas muito importantes. Eu terminei o ensino médio, me interessei pela área e estou na faculdade, no segundo semestre de Direito. Não entrem e saiam daqui apenas para receber o certificado. Ao contrário, explorem a oportunidade para aprender, realmente. Vocês não vão aprender só Direito, aqui vocês vão conhecer pessoas e fazer amizades que levarão para a vida. Aproveitem isso!”, disse o estudante.

Em sua fala, Regino Francisco de Sousa aconselhou os alunos. “Eu me sinto muito honrado de estarmos aqui dando oportunidades para mudar a vida de vocês, alunos. Espero que vocês aproveitem porque aqui vocês vão entender como funciona o Estado e saber lidar com ele e com a sociedade. Espero que vocês tenham uma experiência ótima e, no fim, poderão receber bolsas de estudos que serão oferecidas”, destacou o coordenador.

Sandra Taya ressaltou o desejo de ver os alunos semeando o conhecimento por meio do projeto. “Eu fico muito feliz de estar aqui na aula inaugural do Conhecer Direito. Fico feliz de ver vocês aprendendo, pois eu vejo em vocês a esperança. Que vocês possam ser semeadores do conhecimento, pois todos nós devemos multiplicá-lo”, frisou a presidente do IEDF.

Para Lahis Rosa, o curso é extremamente importante e apaixonante: “Nós do IDP ofereceremos, novamente, bolsas de estudos. Queremos estar sempre juntos tanto como instituição, quanto como cidadãos. Aproveitem para já iniciar a caminhada de estudos de vocês, nesse projeto apaixonante”.

Anna Luiza de Castro defendeu o compromisso do Uniceub com o projeto: “Temos o compromisso que coincide com esse importantíssimo projeto da Defensoria Pública do DF. E já conto que será uma satisfação trocar experiências e conhecimentos com vocês. A vida só tem sentido quando colocamos um sentido nela. Que vocês saiam daqui sabendo que têm muitos direitos, mas também deveres. Ótimo curso e ótimo semestre”.

Helber Ricardo Vieira incentivou os alunos: “Umas das melhores coisas que se faz é unir duas paixões como educação e Direito. Para gente que não nasceu em berço de ouro é tudo mais difícil. O atual sistema joga contra, e vocês estão jogando o jogo da vida no hard, mas estão conseguindo. Vocês estão aqui, em um projeto como esse. Então, que vocês aprendam nesse curso, para ajudarem para que a nossa sociedade seja mais fraterna, mais justa e igualitária. Abracem essa oportunidade. Sejam excelentes nesse curso. E jamais deixem que alguém impeça vocês de sonharem do tamanho que vocês quiserem. Tem muita gente boa aqui torcendo por vocês”.

Na ocasião, o subdefensor público-geral Danniel Vargas declarou: “Eu queria, em nome dos 225 defensores e defensoras públicas, agradecer às parcerias que fazem esse projeto acontecer. Vocês tornam esse projeto possível. Esse é um dos projetos mais bonitos e é um projeto de muito orgulho para todos nós”. Vargas agradeceu, ainda, ao defensor público e coordenador da Easjur, Evenin Ávila. “Tudo nasceu da vontade do Evenin. Nós que trabalhamos com Direito temos que estar junto à sociedade para que as pessoas possam se empoderar e conquistar seus direitos. Então Evenin, muito obrigado”!

O subdefensor público-geral também apresentou o ex-aluno do projeto e hoje assessor da Easjur, Vítor Sampaio, que contou parte da sua trajetória nos estudos do Direito. “Fui aluno da primeira turma do Projeto Conhecer Direito e, hoje, como advogado, colaborador da Escola e professor no Conhecer Direito, tenho a oportunidade de contribuir com a causa. A cada turma que passa, o projeto cresce e a educação em direitos é uma boa semente para a gente. Aproveitem”.

Ao final, Evenin Ávila agradeceu a todos e deu início à primeira aula da 16ª edição do projeto Conhecer Direito. Para aprimorar os estudos, os alunos receberam exemplares da Constituição Federal.

 

Fonte:http://www.defensoria.df.gov.br/easjur-realiza-aula-inaugural-da-16a-turma-do-projeto-conhecer-direito/

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.